Diego El Gavi

Flamenco / Latin Jazz

A história de vida de Diego El Gavi é marcada pelas suas origens. Natural de Lisboa, o cantor mudou-se com a família para Madrid onde viveu alguns anos e onde teve contacto com as principais características da alma espanhola, desde a língua à cultura flamenca. Já na adolescência, mudou-se para o Porto e interessou-se pelas artes sonoras da sua etnia, sobretudo graças a uma cassete Gipsy Kings cedida pela sua mãe. Em 1987, junto com seus primos, formaram o projeto Les Gitanes no qual fizeram versões de canções flamencas. De regresso a Lisboa, descobre o génio de Camarón de la Isla e toda a tradição do flamenco que personificou, o que motivou Diego a desenvolver a sua obra original.

Em 2019, lança o seu primeiro álbum Puerta del Alma com a participação de convidados especiais como Tatanka, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro. Apresenta-se ao vivo em quinteto com os músicos Victor Zamora, Carlos Mil-Homens, Léo Espinosa e Paulo Croft.

álbum

puerta del alma, 2019

O canto cigano está cada vez mais aberto ao mundo – e o mundo está a abrir-se cada vez mais para ouvi-lo. Em junho de 2019, o cantor e compositor lisboeta Diego el Gavi lança o seu primeiro álbum no Teatro São Luiz. Puerta del Alma revela uma interpretação sincera da mais profunda aura cigana, numa fusão de flamenco e jazz latino. A voz que Madonna queria ouvir cantando ao vivo no seu último aniversário junta-se ao piano de Victor Zamora, ao violão de Paulo Croft, ao trompete de Ricardo Pinto, ao baixo de Léo Espinosa e à percussão de Carlos Mil-Homens. Um som singular, onde o todo é consideravelmente maior que a soma das partes.

Para este disco, Diego el Gavi também convidou três convidados muito especiais: Ricardo Ribeiro, com quem canta Bolero Zamora; Tatanka (The Black Mamba), com quem faz dueto na Mentira; e Paulo de Carvalho, com quem divide uma versão da música Calon.

©  Mary Groove | All rights reserved | Web Development by Framework Lab | Web Design by Margarida Eliseu